Inicio
Institucional
ITB na mídia
Notícias ITB
?Sabesp aposta em universalização para aperfeiçoamento dos serviços de saneamento

?Sabesp aposta em universalização para aperfeiçoamento dos serviços de saneamento

Sbtinterior.com
04/12/2017
 

O Brasil conquistou avanços significativos no saneamento na última década. O acesso à água e ao esgoto tratado avançou, mas ainda permanece em constante necessidade de evolução em parte do território brasileiro.

A ausência desses serviços implica prejuízos à qualidade de vida da população, demais setores da sociedade, universalização e também para a economia do país.

A meta do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) é garantir que, até 2023, 100% do território nacional seja abastecido por água potável, e até 2033, 92% dos esgotos estejam tratados?.

?No Estado de São Paulo, o impacto evolutivo da universalização dos serviços já é sentido positivamente. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) conta com uma lista de 292 cidades que contemplam o serviço de universalização.

Cidades desenvolvidas e com grande potencial de desenvolvimento da nossa região, como Jales, Fernandópolis, Adamantina que contam com a universalização dos serviços. Mais próximo de São Paulo, municípios como São José dos Campos, Tremembé e Taubaté também contam com o trabalho conjunto.

Um estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Sabesp, “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Básico no Brasil”, mostra que a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil poderia gerar impactos positivos, como aumento da produtividade de trabalho – o que resulta em menos pessoas faltando no trabalho devido a doenças -, melhor índice de educação nas escolas, valorização imobiliária e preservação ambiental refletindo também no desenvolvimento do turismo em algumas cidades.

Numa projeção desenhada no estudo, em vinte anos (2015 a 2035), considerando o avanço gradativo do saneamento básico no Brasil, o valor presente da economia com saúde, seja pelos afastamentos do trabalho, seja pelas despesas com internação no SUS, deve alcançar R$ 7,2 bilhões no país.

A universalização do saneamento básico, em especial dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é? considerado? urgente para que esse panorama mude, a fim de melhorar a saúde da população e para diminuir os gastos com internação por essa enfermidade, e principalmente a mortalidade.

SBT INTERIOR BUSINESS

?O 'SBT Interior Business', evento promovido pelo SBT Interior e a Sabesp, em Presidente Prudente, discutirá sobre este e outros assuntos relacionados à importância do trabalho de saneamento nas cidades paulistas nesta terça-feira (5), a partir das 14 horas.

O evento terá transmissão ao vivo do Tela 2, plataforma digital do SBT Interior.

O 'SBT Interior Business' reunirá o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o pesquisador e professor da Unicamp, Ariovaldo da Silva, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, além e outros prefeitos de toda a região.

(Foto: )




Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.