Inicio
Imprensa
A importância da água - Gazeta de Alagoas

A importância da água - Gazeta de Alagoas

*Milton Hênio

No próximo dia 22 estaremos comemorando o Dia Mundial da Água. Esse bem de valor inestimável suscita no momento atual da nossa vida reflexões e inquietações, considerando a sua escassez em algumas regiões do mundo e a grande poluição sofrida pelos rios e pelos mares distribuídos na Terra.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no momento, 1,2 bilhões de pessoas não dispõe de água potável, e 80 % das doenças e 30 % das mortes ocorridas no mundo são causadas por água contaminada.

Nos últimos 50 anos as reservas de água doce no mundo foram reduzidas em cerca de 62 %, chegando a 73 % na América do Sul. A ONU calcula que dentro de 25 anos, 2,8 bilhões de pessoas que vivem neste mundo contraditório, habitarão regiões de seca crônica. Nosso querido Brasil possui 12 % das reservas de água do planeta. Porém quase 70 % dos mananciais se encontram na Amazônia, região que tem 6,9 % da população do País. No Brasil o consumo per capita dobrou nos últimos 20 anos, mas a disponibilidade per capita é 3 vezes menor do que em 1950.

Todos os seres vivos necessitam de água para continuar existindo. A água tem mil utilidades: consumo humano, irrigação, produção de energia elétrica, navegação, pesca, uso industrial, medicinal e lazer. Pero Vaz de Caminha, em sua famosa carta quando do descobrimento do Brasil disse: “Terra em que se plantando tudo dá, por causa das muitas águas que ela tem”. A água é o fundamento de todas as formas de vida. A água, biologicamente, é imprescindível e insubstituível. Tem um valor social notável, pois é impossível pensar numa sociedade saudável, harmônica e pacifica sem água de qualidade para todos os seus cidadãos. Ela tem também um valor espiritual grandioso, pois muitos rios, lagos, nascentes são considerados sagrados por muitos povos, por exemplo, Rio Ganges, na Índia; o Rio Araguaia para os índios Carajás, no Brasil. Para os cristãos a água apresenta um valor simbólico forte; é usada no sacramento do batismo e em atos sacramentais como o uso da água benta.

O Instituto Trata Brasil que tem o apoio da Braskem, prioriza o tema do saneamento básico para o bem-estar do povo brasileiro, considerando a higiene da água e do solo como um grande fator de diminuição da mortalidade infantil no Brasil.

Hoje, dia 20 de março, saudade inesquecível do dr. Ib Gatto, que se vivo fosse faria mais um ano de vida e foi o grande construtor da nossa querida Alagoas.

*Milton Hênio é médico pediatra e Embaixador do Instituto Trata Brasil

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.