Inicio
Projetos
┴gua e Cidadania pela Vida

┴gua e Cidadania pela Vida

O eixo ‘Água e Cidadania pela Vida’ visa avaliar a qualidade de vida em comunidades beneficiadas com a chegada das redes oficiais de abastecimento de água e coleta de esgotos, assim como, em alguns casos, a construção de banheiros. O Brasil ainda possui milhões de pessoas sem acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto ou mesmo locais sem um banheiro adequado, o que pode contribuir para o aumento de internações por doenças causadas pelo contato com uma água contaminada.

Desta forma, ‘Água e Cidadania pela Vida’ acontece em comunidades que passam a ser contempladas por estes serviços e onde, junto aos parceiros envolvidos, são realizados encontros sobre a importância do saneamento básico, de um banheiro apropriado, uso consciente da água, o combate ao desperdício, às ligações clandestinas (“gatos”) e aos vazamentos, bem como a importância de receber uma água de maneira oficial e segura.

O escopo do eixo prevê conscientizar as pessoas para a necessidade de preservar a água a partir da mudança de hábitos, assim como informar sobre os impactos da falta dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na vida das pessoas. Nos projetos são formados jovens como sendo os 'Amigos da Água', e voluntariamente se dedicam a tratar estes temas junto às comunidades.

Programa Consumo Responsável
Em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) e a empresa Itron, o Instituto Trata Brasil desenvolveu o projeto “Água e Cidadania pela Vida” em dois bairros contemplados com redes de água potável. As comunidades de Vila Athenis e Jardim da Amizade fazem parte do Programa Consumo Responsável, desenvolvido pelo Dmae.
“Água e Banheiros em Escolas do Semiárido Brasileiro“ Caso Pernambuco
Foram realizadas oficinas para o uso consciente da água e a importância do Saneamento para a saúde, educação e qualidade de vida. A parceria com uma das prefeituras aderentes ao projeto resultou em 39 escolas reformadas e 1.585 crianças beneficiadas com todas infraestruturas básicas.
Vila Athenis/Vila Amizade - Porto Alegre (RS)
A ocupação da Vila Athenis, em Porto Alegre, aconteceu de forma agrupada desde 1996, antiga área da Predial Agrícola. Hoje, o local conta com 700 moradores, que viviam sem uma rede oficial de água. Com a implantação do serviço, o Trata Brasil acompanhará o desenvolvimento da qualidade de vida destas pessoas, conscientizando os moradores para o uso racional da água e os benefícios com uma rede de abastecimento oficial.
Jd. Esperança, Vila Garcia e Vale do Sol
Paranaguá (PR)
O projeto nas comunidades Jardim Esperança, Vila Garcia e Vale do Sol, em Paranaguá, teve inicio em agosto de 2010 intitulado de “Água e Cidadania pela Vida” com o objetivo de promover o processo de conscientização sobre a importância da água e da coleta e tratamento do esgoto, o impacto da falta desses serviços na saúde, educação e renda. A iniciativa foi desenvolvida com o apoio da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.