Inicio
Projetos
Bacias dos Rios Turvo / Grande

Bacias dos Rios Turvo / Grande

O projeto 'Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande - Unindo forças para a despoluição dos rios' do Instituto Trata Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande (CBH-TG) nasceu da vontade destas instituições de apoiar os trabalhos do CBH-TG e incentivá-lo a encontrar caminhos de mobilização técnica e institucional para orientarem os municípios da Bacia a desenvolverem seus Planos Municipais de Saneamento Básico. Oficinas técnicas e discussões institucionais foram feitas ao longo de dois anos, o que resultou na ampliação do conhecimento geral e na escolha de concentrar o foco deste trabalho nos municípios de Olímpia e Catanduva. O projeto também contou com fundamental apoio da Pastoral da Criança e da Secretaria de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo.

A ação teve como objetivo geral em promover universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgotos nos municípios integrantes da bacia. A Bacia do Turvo/Grande possuía as piores coberturas de coleta e tratamento de esgotos do Estado de São Paulo. Seus 66 municípios reúnem mais de 1,3 milhões de habitantes e compartilham da necessidade de realizar o Plano Nacional de Saneamento como 1º passo para alcançar a meta de tratar 100% dos efluentes lançados nos corpos d'água.

O projeto acompanhou as dificuldades e os sucessos destas cidades, promovendo oficinas de capacitação e comunicação entre diversos atores e municípios e oferecendo subsídios à elaboração dos PMSB. Como resultado, Catanduva e Olímpia, topos da lista de piores coberturas de tratamento de esgoto (19% e 0,8%) dentre os mais populosos municípios da bacia, tiveram ótimos resultados e elaboraram seus planos. Outro resultado é a quantidade de solicitações de recursos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos direcionados para PMSB na bacia, 48% do total de processos, demonstrando efetividade da mobilização.

Os resultados efetivos do projeto provam que, trabalhando em conjunto num trabalho técnico sério e focado, é possível alcançar resultados que seriam muito difíceis para os municípios executarem isoladamente.

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.