Inicio
Imprensa
Notícias
Canal Vivo: Tratamento de esgoto irá beneficiar toda população sousense

Canal Vivo: Tratamento de esgoto irá beneficiar toda população sousense

Folha do Sertão
02/06/2014

O Canal Vivo projeto que consiste no tratamento de esgoto da cidade de Sousa, recebeu esta semana os tubos de canalização e prossegue com os trabalhos para que a população receba em breve o devido tratamento de esgoto.

Segundo Almicar Soares, engenheiro o contratado pela Prefeitura Municipal de Sousa para projetos e assessoria técnica junto a Caixa Econômica e órgãos federais: 'O Canal Vivo se encontrava paralisado, a gestão passada não atendeu nenhuma demanda da Caixa Federal, nos reunimos com a atual administração estamos fazendo a estação de tratamento, fizemos as licitações dos tubos, das canalizações que serão inseridas dentro do esgoto. A partir disso vamos fazer o processo de escavação e assentamento de tubulação'.

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitarias e infecciosas além da degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente. As substâncias presentes nos esgotos exercem deletéria nos corpos da água: a matéria orgânica pode causar a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido provocando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis; é possível que os detergentes presentes nos esgotos provoquem a formação de espumas em locais de maior turbulência da massa líquida; defensivos agrícolas determinam a morte dos peixes e outros animais. Há ainda a possibilidade de eutrofização pela presença de nutrientes, provocando o crescimento acelerado de algas que conferem odor, gosto e biotoxinas à água.

(Foto: )

Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.