Inicio
Como o Trata Brasil irŠ contribuir

Como o Trata Brasil irŠ contribuir

O que é o Programa?

Programa Cidades Sustentáveis visa colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos às eleições municipais de 2012.

O objetivo do Programa é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, o programa oferece a Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos, além de indicadores mínimos, que fazem parte da Carta Compromisso.

Para confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável, os candidatos a cargos executivos devem assinar a Carta Compromisso. Ao assinarem a carta, os signatários eleitos deverão estar dispostos a promover a Plataforma em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados.

Como o Trata Brasil irá contribuir com o Programa

Para que seja possível acompanhar e cobrar os candidatos signatários que venham a ser eleitos, o Programa Cidades Sustentáveis reúne mais de 300 indicadores gerais atrelados aos eixos da Plataforma, escolhidos em um processo de construção coletivo.

Abaixo apresentamos os quatro indicadores que serão acompanhados pelo Trata Brasil. Fazem parte do eixo 'Bens Naturais Comuns' que consideramos serem essenciais para medir a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população. São eles:

Perda de água tratada

Porcentagem de perda de água no sistema de abastecimento

Abastecimento público de água potável na área urbana

Porcentagem da população urbana do município que é atendida pelo abastecimento público de água potável

Rede de esgoto

Porcentagem de domicílios urbanos sem ligação com a rede de esgoto sobre o total de domicílios

Esgoto que não recebe nenhum tipo de tratamento

Porcentagem de esgoto que não recebe nenhum tipo de tratamento

Embaixador do Instituto Trata Brasil, Lars Grael, aderiu ao Programa Sustentável

Ouça seu depoimento

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.