Inicio
Institucional
ITB na mídia
Notícias ITB
Considerada 'modelo de sucesso', Prudente possui modelo de universalização da Sabesp

Considerada 'modelo de sucesso', Prudente possui modelo de universalização da Sabesp

Sbtinterior.com
04/12/2017
 

O município de Presidente Prudente foi eleito modelo de sucesso pelo Instituto Trata Brasil no evento “Exemplos em Saneamento Básico”, que aconteceu em outubro, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Atualmente, a cidade conta com 100% de cobertura de água, 99% de esgoto coletado, 100% do esgoto coletado tratado, 941 mil quilômetros de rede de abastecimento, 813 mil quilômetros de rede coletora de esgoto e quase 85 mil ligações, segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo serviço.

O índice nacional da população com água tratada é de 83,3%, de coleta de esgoto é de 50,3% e de esgoto tratado é de 42,7%. Presidente Prudente foi destaque, principalmente, por conta da universalização do saneamento no município, um dos principais ganchos do painel que acontecerá na cidade nesta terça-feira (5), durante o 'SBT Interior Business'.

'Quando a Sabesp assumiu os serviços de água e esgoto na cidade, em 1978, eram atendidos com água tratada apenas 79% dos 120 mil moradores. Já o esgoto coletado representava 55% do total gerado no município e não havia tratamento', disse a companhia.

Para o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que estará no 'SBT Interior Business', o interior de São Paulo tem um padrão europeu de saneamento, 'algo que é pouco destacado”.

Em Presidente Prudente, para chegar neste resultado e mantê-lo, a Sabesp informou que investiu R$ 696,4 milhões desde a assunção, entre 1978 e 2016.

Entre 2017 e 2043, quando chega ao fim o atual contrato da companhia com o município, devem ser aplicados mais R$ 101 milhões, garantindo a preservação ambiental, saúde e qualidade de vida para a população.

SBT INTERIOR BUSINESS

O 'SBT Interior Business', evento promovido pelo SBT Interior e a Sabesp, em Presidente Prudente, discutirá sobre este e outros assuntos relacionados à importância do trabalho de saneamento nas cidades paulistas nesta terça-feira (5), a partir das 14 horas.

O evento terá transmissão ao vivo do Tela 2, plataforma digital do SBT Interior.

O 'SBT Interior Business' reunirá o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o pesquisador e professor da Unicamp, Ariovaldo da Silva, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, além e outros prefeitos da região.

(Foto: )




Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.