Inicio
Desastre natural ensina crianças de Paranaguá a economizar á...

Desastre natural ensina crianças de Paranaguá a economizar água

Passados exatos oito meses dos desastres naturais que deixaram a cidade de Paranaguá sem água por uma semana, moradores reúnem-se para aprender sobre o uso consciente deste bem.

Durante a tarde do dia 11/11/2011, o Projeto Água e Cidadania realizou a 'Passeata e Celebração pela Água' na Escola Municipal João Rocha dos Santos na Vila Garcia em Paranaguá-PR. Para tratar deste bem vital à vida se reuniram, para participar da celebração, aproximadamente 200 pessoas entre crianças e adultos. Em Paranaguá, coletar e tratar água estão cada vez mais difíceis. Os desastres deste ano comprometeram o manancial e o abastecimento. Hoje é preciso ir mais longe para captá-la e encarecendo seu tratamento. Com a cidade crescendo, consumir água com consciência é a garantia contra a escassez. A economia de água é boa para o planeta, para cidade e também para o bolso das comunidades.

A proposta deste evento é informar moradores de Paranaguá sobre maneiras de não desperdiçar água e evitar vazamentos. Durante a passeata até as casas mais carentes os participantes cantaram a paródia 'Meteoro Ecológico', criada a partir do sucesso de Luan Santana. Os coordenadores do Projeto fizeram palestras sobre saneamento básico e o desastre natural de março deste ano. A programação ainda incluiu exposição artística, apresentações teatrais, a gincana 'Eu Protesto' e outras atrações.

'Assim como em Paranaguá, com a chegada do verão todas as cidades do litoral brasileiro ficam alertas para as pancadas de chuva . As comunidades devem se preparar para não desperdiçar água, pois as chuvas comprometem os mananciais e o tratamento da água fica mais lento. Além disso aqueles que moram em bairros onde ocorrem enchentes devem estar atentos, principalmente às doenças como leptospirose, diarreias e hepatites A e E. Os que moram em morros não devem nunca ter canos jogando água na encosta, pois aumenta o risco de desmoronamento.'

Aline Matulja – Engenheira Sanitarista

As comunidades tem papel fundamental no saneamento e os líderes da Vila Garcia mostraram como é possível e divertido! Cada professor colocou a criatividade e a boa vontade para funcionar e deu no que deu: uma tarde de muita alegria e aprendizado para todos.

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.