A importância do Saneamento Básico para a Saúde nos 25 municípios do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal

'Pacto em defesa das Cabeceiras do Pantanal' é um projeto da WWF Brasil e que conta com o apoio do Instituto Trata Brasil e Embrapa. É um compromisso formulado pelos 25 municípios do estado do Mato Grosso onde estão as nascentes do Pantanal e que conta com a participação da sociedade civil, setor privado e autoridades para promover o desenvolvimento sustentável da região. O objetivo do Pacto é instrumentalizar a região com uma visão estratégica sobre a situação dos recursos hídricos visando garantir água em quantidade, qualidade e regularidade para a atual e as futuras gerações, além do funcionamento do ecossistema pantaneiro. A Bacia do Rio Paraguai abrange a maior planície inundável do planeta, sendo que o Pantanal é considerado Patrimônio Nacional desde 1988 e Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biofera pela UNESCO desde 2000.

Pela parceria estabelecida entre WWF e Trata Brasil, foi feito um estudo que analisou a relação entre a falta de saneamento básico na região e a existência de doenças provenientes da carência desse serviço, sobretudo as diarreias. Os resultados visavam também medir o impacto das doenças nas crianças menores de 5 anos e ao Sistema Único de Saúde nas cidades analisadas.

Usando dados do Ministério das Cidades e do IBGE, os números mostraram que na região 1.519 pessoas foram internadas por diarreia somente em 2011, sendo que 750 destas internações foram de crianças menores de 5 anos de idade (49,4% do total). Menos de 30% da população local tinha atendimento em coleta de esgotos e apenas 9% eram tratados.

A parceria, então, se propôs a buscar alternativas para o saneamento na região e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas, as nascentes e as águas do Pantanal. A opção para as áreas rurais foi a implementação das fossas biodigestoras desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação – São Carlos / SP.

(11) 3021-3143
tratabrasil@tratabrasil.org.br
Desenvolvido por Dmsnet