Inicio
Participe

Participe

Saneamento básico é a atividade voltada ao abastecimento de água potável e à coleta e tratamento de esgoto, além do recolhimento e destinação dos resíduos sólidos e drenagem, visando sempre a saúde e proteção, tanto das comunidades quanto do meio ambiente.

Apesar de ser considerado um serviço essencial e básico à sociedade, há uma enorme deficiência desses serviços que causa graves problemas, principalmente à saúde das crianças.

Para que cada brasileiro tenha acesso ao saneamento básico, o Instituto Trata Brasil precisa contar com a participação de todos: comunidade, profissionais de saúde, empresários, celebridades e governo. Todos podem ajudar a mudar este cenário trágico.

Como participar:

Agora você deve estar se perguntando: Mas como ajudar? Bem, você já está ajudando. Se interessando por essa causa e conhecendo as razões para participar e os cenários do saneamento, você com certeza poderá orientar os seus amigos sobre o que é o saneamento e porque lutar por esse direito básico.

Existem diversas formas de cobrar a coleta e o tratamento de esgoto dos governantes para a sua comunidade:

  1. Procure seu líder comunitário e sugira que vocês acompanhem e se informem sobre o andamento dos projetos de saneamento em sua região: se existem e quais são os projetos, quando serão iniciadas as obras, quando serão entregues. Converse com autoridades sobre os prazos e fiscalize;
  2. Fale também com seus vizinhos e a escola em que seus filhos estudam. Mobilize a comunidade para que todos, juntos, consigam melhores condições de saúde para seu bairro. Lembre-se que a falta de tratamento de esgoto traz doenças que afetam adultos e crianças;
  3. Saneamento básico, principalmente o acesso a água potável, coleta e tratamento do esgoto, é um direito do cidadão;
  4. Fale com os Vereadores, mande cartas e e-mails pedindo solução para estes problemas. Nos períodos de eleição, escolha seus candidatos dentre aqueles que se proponham a defender esta causa;
  5. Por fim, mande cartas e e-mails ao jornais e rádios contando os problemas de saneamento do seu bairro. Eles também cobrarão uma atitude das autoridades;
  6. Verifique qual empresa fornece água ao seu bairro e fale seu representantes. Cobre que esta empresa também faça as obras de esgoto.

Mesmo que você more em um local que já conte com esses serviços, sua participação nessa luta é importante! Você pode organizar um grupo e fazer um mutirão de conscientização ambiental em comunidades que não contem com esses serviços, por exemplo. Vocês podem explicar a população dessas comunidades porque o saneamento é importante e como elas podem lutar por isso. Tire foto de seu grupo em ação, mobilize as pessoas. Se quiser nos enviar as fotos com um relato da sua experiência, publicaremos no site. As opções são muitas, pois a mudança do cenário atual de saneamento no Brasil depende de todos.

Por fim, para se manter atualizado sobre os avanços e desafios do saneamento no Brasil e no Mundo, além saber mais sobre nossos projetos e ações, você pode se cadastrar em nosso site. Participe deste movimento pela universalização do saneamento básico.

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.