Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica

Home EventosAnteriores

O Instituto Trata Brasil com o apoio da Rede Pacto Global e com parceria com a GO Associados lançou um novo estudo, intitulado, “Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica” no último dia 07 de junho de 2018.

A pesquisa tem como fundamento os dados mais recentes do Ministério das Cidades, especificamente no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – ano de referência 2016), incluindo perdas na distribuição e faturamento.

Além dos dados nacionais, o estudo apresenta uma comparação internacional da porcentagem de água potável que os países, incluindo o Brasil, perderam nesses anos. Mesmo com possíveis diferenças de critério, é possível constatar que o Brasil se encontra muito distante dos países mais avançados; aqueles que possuem níveis de perdas inferiores a 20%.

A divulgação do estudo foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida paulista, em São Paulo.

Édison Carlos, Pedro Scazufca e Gesner Oliveira apresentaram a metodologia o estudo de perdas e os principais dados que foram abordados no estudo. Já o segundo painel contou com uma roda de discussão com perguntas da plateia.

O evento contou com a presença de Édison Carlos – presidente executivo do Trata Brasil, que foi um dos palestrantes, Gesner Oliveira – coordenador da pesquisa, Pedro Scazufca – pesquisador, Carlo Pereira – Rede Pacto Global, Paulo Tinel – PCJ, Bernardo Oliveira da WWF, Wagner Freitas da Abiquim, Adriana Leles – Sanepar e André da Braskem.

O estudo completo está disponível no link: http://tratabrasil.org.br/estudos/estudos-itb/itb/perdas-de-agua-desafios-para-disponibilidade-hidrica-e-avanco-da-eficiencia-do-saneamento-basico

Veja as fotos

(11) 3021-3143
tratabrasil@tratabrasil.org.br