Inicio
Por que o saneamento ť essencial para o Programa

Por que o saneamento ť essencial para o Programa

O Instituto Trata Brasil, através de seus projetos e pesquisas, tem demonstrado que a falta dos serviços de saneamento básico traz um impacto socioeconômico gigante para a população do País.

Brasileiros que vivem em regiões sem atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos são os mais afetados: a qualidade de vida é menor, o meio ambiente fica contaminado e poluído, os problemas de saúde são maiores, a capacidade de aprendizado é afetada, os trabalhadores se afastam mais de seus empregos por conta de doenças e, conseqüentemente, acabam tendo uma renda menor, entre tantos outros impactos negativos.

A Lei do Saneamento sancionada em 2007 (11.445/07) determina que o prefeito é o responsável por solucionar os problemas de saneamento de seu município. Assim, entendemos que as eleições municipais de 2012 são a melhor oportunidade para a sociedade civil cobrar seus candidatos quanto ao compromisso com o saneamento básico. É preciso cobrar prioridade dos candidatos para que estes invistam neste serviço tão básico para a sociedade, garantindo dignidade a todos os brasileiros. Não podemos permitir que num País que é hoje a 6ª Economia Mundial, menos da metade da população tenha coleta de esgotos em suas casas e que cerca de 10 milhões de brasileiros sequer tenham um banheiro em casa.

O Instituto Trata Brasil acredita que somente com a mobilização da sociedade conseguiremos construir uma sociedade sustentável. É preciso ficar atento às promessas dos candidatos em relação ao saneamento. Convocamos você a ficar de olho também! Cobre o seu candidato para que ele seja signatário do Programa Cidades Sustentáveis, questione sobre as suas propostas e ajude a eleger candidatos que priorizem os serviços de água e esgoto.

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.