Inicio
Projetos
Trata Brasil na Comunidade

Trata Brasil na Comunidade

O eixo “Trata Brasil na Comunidade” acompanha a evolução da qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades carentes, antes e depois de receberem os serviços de saneamento básico.

Desde 2008, bairros dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo já foram contemplados com esse trabalho social-estatístico do Trata Brasil e que também conta com o apoio da Pastoral da Criança.

As pesquisas são realizadas por jovens das comunidades envolvidas e que são capacitados para caracterizar a situação das famílias, pessoas doentes ou internadas por doenças da água poluída, expectativa de vida, percepção para o problema da falta de saneamento, entre outros.

Durante os anos do projeto os resultados são diversos, mas fica nítida a sensação das pessoas para a clara diminuição no número de internações por doenças transmitidas por veiculação hídrica, melhora na renda das famílias, avanço no desempenho escolar, entusiasmo com o futuro, entre outros benefícios percebidos após a chegada do saneamento.

Vila Dique
A Vila Dique foi criada por retirantes do interior e se expandiu rapidamente pelo bairro São João. A prefeitura considerou o local irregular e devido à expansão do Aeroporto Salgado Filho as famílias foram removidas para um loteamento construído na zona norte de Porto Alegre, chamada Nova Vila Dique. O projeto acompanhou todo processo.
Vila Tanquinho
A Vila Tanquinho é uma comunidade localizada no município de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo. Era um aglomerado de casas sem condições ideais de infraestrutura e, sobretudo, sem coleta de esgoto. Com aproximadamente 400 famílias sem este serviço. Em 2012 os moradores da região foram beneficiados com a coleta e tratamento dos esgotos. O projeto acompanhou todo processo.
Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.