Inicio
Saneamento
Casos de Sucesso
Vinhedo

Vinhedo

Estação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteA Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em Julho de 2010, o acesso à água e ao saneamento básico como um direito universal. No Brasil, um País que já é a sexta maior economia do mundo, esse direito ainda é negado a mais da metade da população: um em cada cinco brasileiros não recebe água tratada, cerca de 55% da população ainda não tem suas casas conectadas a uma rede de esgoto e do pouco coletado no País, apenas 1/3 é tratado.

A realidade é outra no interior de São Paulo, no município de Vinhedo. Atualmente, 100% do esgoto da cidade é coletado e tratado. Até mesmo em novos condomínios cuja rede coletora de esgoto ainda está em fase de implantação, com estimativa de que seja finalizado até o final deste ano, o esgoto das fossas sépticas utilizadas por hora recebe tratamento.
Os atuais índices de coleta e tratamento de esgoto foram alcançados através de investimentos realizados pela prefeitura de Vinhedo desde 2002. Até então, o esgoto que era coletado na cidade não recebia nenhum tipo de tratamento. Em 2002, com a entrega de uma estação de tratamento, 60% do esgoto coletado passou a ser tratado; em 2011, com a entrega de uma nova estação de tratamento, esse índice chegou a 100%. Segundo o prefeito Milton Serafim, além dos investimentos nas estações de tratamento de esgoto, a prefeitura também investe continuamente no sistema de coleta e esgotamento sanitário através da construção de redes coletoras, estações elevatórias e emissários.

Além disso, há três anos também tem se investido em melhorias do sistema de abastecimento de água, com ações de troca de 46 km de redes, substituição de adutoras, melhorias em estações e aumento da capacidade de reservação. Hoje, a rede de abastecimento de água atende a aproximadamente 98% da população. Com esses investimentos realizados, a prefeitura espera também reduzir o índice de perdas de água. Em 2011, o nível de perda de água ficou em 35%. Segundo Serafim, eles esperam atingir um nível de perda da ordem de 25%, que é abaixo do nível nacional e o proposto pelo comitê de bacias do PCJ para os municípios até 2020.

Estação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteSegundo o prefeito, visando atingir a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, outros investimentos ainda serão feitos, como a construção de uma estação de tratamento de água, além da ampliação de uma outra estação;  além disso, a prefeitura continuará ampliando seu sistema de reservação e sua rede de distribuição. No setor de esgotamento sanitário, a prefeitura investirá na amplicação de um Estação de Tratamento de Esgoto, contemplando aproximadamente 33 mil habitantes.

Para alcançar os atuais níveis de saneamento, a prefeitura investiu nos últimos três anos R$ 16,7 milhões. Para 2012, já estão contratados investimentos da ordem de R$ 24,7 milhões.

A prefeitura do município de Vinhedo tem plena consciência sobre a importância da coleta e tratamento dos esgotos e da importância de se investir nessa área: “A coleta de esgoto é de suma importância para a população porque proporciona melhora na qualidade de vida não só da população de Vinhedo, como também de outros municípios da bacia dos Rios Capivari e Atibaia. Além disso, a coleta de esgoto ajuda da preservação dos mananciais e do meio ambiente.”, afirma Serafim.

Além dos investimentos já programados visando a universalização, o município de Vinhedo também trabalha para cumprir com a legislação vigente (11.445/07), através da elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento Básico, que no momento está com 70% de suas etapas concluídas. No decorrer dos próximos meses, o plano será apresentado a população através da realização de audiências públicas.

Segundo o prefeito Milton Serafim, “O plano municipal de saneamento básico de Vinhedo contemplará a projeção de todo o sistema de saneamento do município para os próximos 20 anos. Nele estarão estabelecidas as metas para as quais o município deve cumprir para garantir o saneamento para a população projetada para o período”, afirma. E completa: “Acreditamos que o plano será um norteador importante dos investimentos e a base para a construção de um sistema sólido”.

Veja as fotos

Estação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo HorizonteEstação de Tratamenteo de Esgoto - Novo Horizonte

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.